Coleção: Angelina Carvalho

Angelina Carvalho (1951, Peso da Régua – 2014, Porto). Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, fez depois o curso de Estudos Superiores Especializados em Administração Escolar na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e o mestrado em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Foi professora no ensino básico (1973-1993), docente convidada na Escola Superior de Tecnologias da Saúde (1992-1994) e professora na Escola Superior da Educação do IPP (1994-2006). Consultora em destacados projectos educacionais, como o PEPT 2000 e o programa TEIP, elaborou diversos estudos e relatórios para os Conselho Nacional da Educação, Departamento da Educação Básica, Direcção-Geral do Ensino Secundário e Instituto de Inovação Educacional. Participou em importantes projectos de investigação-acção, nomeadamente Oficina de Formação e Interacção Cultural para uma Escola Europeia” (1991-1994, ESE-IPP), Implémentation et Déssimination des Innovations en Éducation (IEDPE, Paris, 1996) e Former pour Transformer (INRP-CRESAS, Paris, 1999-2000). Foi autora ou co-autora de inúmeros artigos científicos, capítulos de obras colectivas e, entre outros, dos livros Sentido e Significado de projectos no ensino secundário (1992); Projecto Educativo (1994); Interacção Cultural e Aprendizagem: correspondência escolar e classe de descoberta (1997); Teorias e práticas da paixão docente (1998); Da Escola ao Mundo do Trabalho, uma passagem incerta (1999); Contratos de Autonomia, Aprendizagem Organizacional e Liderança (1999); Dinâmicas de Formação, recentrar nos sujeitos, transformar os contextos (2000) e Projecto Curricular de Turma, com Manuel Porfírio (2005).